Por que escolher a clínica Jordão Odontologia?

• Atendimento Indivualizado

O atendimento tem o objetivo de superar as expectativas do cliente, levando em consideração suas individualidades.

• Experiência e atualização

Nossos profissionais tem experiência na sua área de atuação e buscam constante atualização.

Conheça nosso consultório

• Ortodontia

Aparelhos fixos, removíveis, invisalign, aparelho auto ligados. Atendimento de adultos ou crianças.

O

tratamento ortodôntico é executado de acordo com um planejamento baseado em informações clínicas, como o exame da cavidade oral, e outras advindas da documentação ortodôntica. A decisão do que fazer será tomada com base científica e pela experiência do profissional e o tipo de sua formação.

Os benefícios do tratamento são a melhora da aparência dos dentes, do sorriso e da face. O correto alinhamento dos dentes ajuda na manutenção de uma boa higiene e com isso diminui os riscos de cárie e doença periodontal. Esta resposta depende das condições biológicas e do envolvimento e participação do paciente no processo.

Em relação à como fazer, as variáveis são: aparelhos fixos (metálicos e estéticos), móveis (dentre eles o Invisalign) ou uma associação dos dois.

Entre os aparelhos fixos, o autoligado é um tipo bastante utilizado ultimamente. Uma das diferenças em relação ao aparelho fixo convencional é que cada bráquete possui uma espécie de tampa, que dispensa o uso de borrachinhas ou amarrilhos metálicos para prender o arco ortodôntico.

O Invisalign é um sistema de correção dos dentes presente em mais de noventa países. Ele consiste em um conjunto de alinhadores individualizados, sequenciais e transparentes. Três características se destacam: previsibilidade (através do Software ClinCheck® é feita uma simulação de todo o tratamento que pode ser apresentada ao paciente), estética (ele é quase “invisível”) e facilidade de higienização (pode-se retirar o alinhador para escovar os dentes e passar fio dental).

• Ortopedia

A

ortopedia busca corrigir os desequilíbrios ósseos, restabelecendo o adequado inter-relacionamento entre a maxila e a mandíbula, e estas com a face, visando ao equilíbrio morfofuncional do sistema estomatognático.

• DTM

Disfunção Temporomandibular (DTM) engloba vários sinais e sintomas que podem afetar os músculos da mastigação, a articulação temporo- mandibular (ATM) e estruturas associadas.

D

entre os músculos da mastigação cita-se o temporal (localizado nas partes laterais da cabeça – têmporas) e o masseter (encontrado na região lateral da face próximo às orelhas).

A articulação temporomandibular (ATM) é a estrutura responsável pela união da mandíbula com o crânio. Ela é composta de várias estruturas, dentre elas, tecido ósseo, cápsula, disco articular e ligamentos.

Além da dor, que é o principal sintoma que pode acometer aquelas estruturas, pode também ocorrer ruídos articulares, limitação ou assimetria na abertura de boca, travamento de boca aberta ou fechada, dentre outros, o que leva a dificuldades funcionais como mastigar e falar.

• Odontopediatria

É

a área da odontologia que atua num período mágico da vida do ser humano, onde a criança está numa fase excelente para adquirir hábitos saudáveis que certamente serão seguidos por toda a sua vida. A odontopediatria visa monitorar a saúde e corrigir precocemente os desvios do padrão de normalidade. Através de consultas periódicas agradáveis ao consultório odontológico, assistida por um odontopediatra, a criança passa a enxergar o profissional como um amigo que está contribuindo para que ela tenha um lindo sorriso saudável.

• Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

P

acientes portadores de necessidades especiais são indivíduos que apresentam desvios no padrão de normalidade, como as deficiências físicas, deficiências mentais, síndromes de malformação, doenças sistêmicas e doenças infecto contagiosa. A assistência odontológica é fundamental para estes pacientes, pois problemas de saúde bucal podem agravar ainda mais o seu estado de saúde geral.

• Dentística Restauradora

A

Dentística Restauradora é a área da odontologia responsável pelo diagnóstico, tratamento de prevenção da cárie dental, recuperando estruturas perdidas e restabelecendo a forma e a função através de restaurações diretas e indiretas. Em alguns casos, encarrega-se também de devolver a estética, por exemplo, fechando diastemas. Em outros, pode minimizar ou, às vezes, eliminar a sensibilidade dentinária na região do colo dos dentes.
  • Periodontia

É

a especialidade odontológica responsável pela prevenção e tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes. A Doença Periodontal caracteriza-se pela inflamação e infecção dos tecidos que envolvem os dentes: gengiva, ligamentos periodontais e osso alveolar. Com este processo, o dente perde sustentação óssea e começa a apresentar  mobilidade, e, após alguns anos, sem o tratamento adequado, esta perda óssea poderá levar à perda do elemento dental.

Os principais sinais e sintomas da doença periodontal são: sangramento gengival; mau hálito persistente (halitose); gengivas vermelhas, inchadas e sensíveis; gengivas que se afastam dos dentes (retração), sangramento gengival, etc. A forma de prevenir as doenças periodontais é a utilização correta da escova de dentes e do fio dental, e ainda visitas periódicas ao periodontista.

• Prótese Dental

Q

uando há a perda de um ou mais dentes, é preciso restituí-los para que as funções mastigatória, estética e fonética sejam mantidas. A restituição deve ser realizada no momento da perda dental, ou o mais breve possível, para evitar desequilíbrios oclusais (“encaixe dos dentes superiores com os inferiores”), musculares e articulares.

A reposição dos dentes perdidos é realizada através de próteses dentais, confeccionadas de maneira personalizada de acordo com as características de cada paciente, apresentando o máximo de naturalidade e conforto. Para isso, existem vários tipos de próteses que são indicadas de acordo com a necessidade individual de cada um:

• Prótese total: indicada quando há perda de todos os dentes.
    • Prótese parcial: quando há dentes remanescentes.
    • Próteses fixas unitárias: quando há perda de um elemento dental, os dentes ao lado são preparados para que possam servir de suporte para o dente perdido.
    • Próteses sobre implantes: são próteses fixas, podendo ser realizadas em casos de perda de um dente ou até em casos em que há perda total dos dentes.
    • Coroas unitárias: indicadas quando há perda de grande parte da estrutura dental, mas ainda é possível manter pelo menos a raiz do dente. Neste caso, a prótese é cimentada sobre a raiz do dente remanescente.

• Odontologia para Bebês

É

a área da odontologia que trata o bebê desde os primeiros anos de vida até os três anos de idade. Nesta fase o bebê passa por muitas mudanças que incluem o tipo de dieta alimentar, erupção dos primeiros dentes, introdução da higiene dental feita pelos seus responsáveis e o desenvolvimento de possíveis hábitos parafuncionais que podem interferir na sua saúde. A visita ao odontopediatra deve ser realizada o mais breve possível, para que os pais recebam todas as orientações necessárias para a saúde oral de filho.

• Odontologia para Gestantes

A

gravidez é um período de grandes mudanças fisiológicas e comportamentais na vida de uma mulher, por isso nesta fase é muito importante que a gestante seja assistida por um cirurgião dentista. As alterações hormonais ocorridas neste momento associadas à mudança na qualidade da dieta da futura mamãe podem levar ao desequilíbrio do seu estado de saúde, influenciando também na saúde do seu futuro bebê.

• Odontologia Desportiva

A

odontologia desportiva trata e previne os traumatismos orofaciais e as doenças orais oriundas da prática esportiva, envolvendo o primeiro atendimento no local do acidente e o tratamento dentário e suas consequências. Durante a prática esportiva profissional, escolar e até mesmo a dos finais de semana, a chance de sofrer um trauma dental é muito grande, por isso em muitos casos o uso de protetores bucais é essencial para minimizar os possíveis traumas sofridos.